OBJETIVO
O propósito desse
projeto de software a ser desenvolvido é a criação de um sistema de interface
simples e criativa, familiarizando o usuário com o sistema logo a primeira
vista.
A tela principal
especificando sem complicações que tipo de veículo o cliente vai escolher, a
marca, o preço, as condições, tudo de maneira simples e intuitiva para não
haver dúvidas na hora da escolha.
DESENVOLVIMENTO:
ESTUDO DE CASO :
LOCADORA ALUNOS.
A “Locadora Alunos” é uma empresa privada com fins lucrativo,
situada na região central da cidade de São Paulo, fundada em 10 de maio de
1992, com o objetivo de locar veículos leves.
O diretor Sr.
Antônio Carlos, fundador, conta com um quadro de 7 funcionários que atuam em diversas áreas, sendo: Paulo, Ana Paula e
José Roberto (departamento de locação), Márcia Regina (departamento de
compras), André Augusto (departamento de controle de frota), Marcos (departamento de manutenção) e Maria Helena (departamento
financeiro).
Seu estoque atual
possui 200 veículos, classificados em: básico, básico com opcionais,
intermediário, intermediário com opcionais, premium, premium com opcionais e
utilitários.
Sendo os valores da
locação distribuídos, respectivamente: R$ 60,00; R$ 80,00; R$ 100,00, R$ 120,00, R$ 150,00, R$ 200,00 e R$ 130,00. Essas classificações em
faixas proporcionais, entre o menor e maior preço, segundo os valores de
compra.
Sua estrutura
física possui uma área total de 3.500m², contando com a área de garagem,
vistoria, pequenos reparos e lavagem.
Devido à grande
demanda, neste ano de 2012 houve a necessidade de contratar uma empresa para
desenvolver um software para acesso via internet.
A empresa
contratada foi a “Turma 2012/1” que assumiu esse compromisso e possui know-how
no segmento com foco no desenvolvimento de sistemas WEB.
Logo no início a
empresa “Turma 2012/1” entrevistou os usuários, começando pelo Sr. Antônio
Carlos que apresentou os principais processos de uma forma abrangente, pois, os
detalhes serão tratados com os demais funcionários de cada área.
Atualmente, a
empresa conta com um controle de frota de acordo com a classificação de cada
veículo. Cada veículo possui um controle de status de locação, garantindo que
jamais um veículo seja locado para dois ou mais clientes no mesmo
período.
A “Locadora Alunos”, possui também, um controle de usuários para gerenciar todos os acessos
dos funcionários. Estes usuários realizam todas as operações no atual sistema,
lembrando que uma locação é realizada por apenas um usuário, mas que este
usuário poderá registrar vários empréstimos.
Após a realização do levantamento de
requisitos de negócio foi estabelecido o escopo do projeto, pela empresa “Turma
2012/1”, onde teve a aprovação dos stakeholders (todos envolvidos no
projeto).
Organograma da Empresa
Neste item serão realizadas propostas de protótipos de interfaces de no mínimo 4 funcionalidades para o estudo de caso proposto, identificando 4 qualidades de usabilidade de acordo com as seguintes diretrizes:
-
Norma ISO 9241
-
Critérios Ergonômicos segundo Bastien e Scapin
-
Avaliação Heurística (Jacob Nielsen)
Tela
Principal baseada nas heurísticas de Nilsen foram usadas na interface “visibilidade
do status do sistema”.
Critério para desenvolvimento 4 qualidades de
usabilidade:
-
tempo para completar uma tarefa
-
número de comandos para completar uma tarefa
-
fração de uma tarefa completada em um espaço de tempo
- numero de erros
Critérios ergonômicos segundo Bastien
e Scapin que são: condução, carga de trabalho, controle explícito e
adaptabilidade.
Para garantir o Controle do Projeto de Software, no desenvolvimento das atividades em relação às Interfaces (item 4.1), Análise de Sistemas (item 4.3) e Banco de Dados (item 4.4), elaborei uma WBS e um Cronograma com as atividades, com delegação das pessoas (papel).
Cronograma de Atividades
Neste
item será realizada a Modelagem do Sistema, contemplando a especificação das
seguintes técnicas da UML: Diagrama de Use Cases, Documentação de Use Cases,
Diagrama de Classes e Diagrama de Atividades.
Diagrama de Caso de Uso
Documentação do Caso de Uso :
1- O
responsável pelo setor de compras controla aquisições de veículos para a
locadora.
2- O
responsável pela locação controla todo o fluxo de locação de veículos.
3- O responsável pelo financeiro controla o fluxo
de dinheiro das locações.
4- O responsável pela frota controla a manutenção
feita nos veículos.
5- O responsável pela secretaria controla os
contatos feitos com a empresa pelo telefone.
6- O responsável pela diretoria herda todas as
funções dos casos de uso, ou seja , tudo que os funcionáris fazem ele também
sabe fazer e acompanha.
Diagrama de Classes :
Diagrama de Atividades:
Este
item para o controle da “Locadora Alunos” farei um Banco de Dados para o
correto armazenamento dos dados cadastrais e transacionais. Aplicando o
conhecimento em modelagem de Banco de Dados, foi construído um Modelo Entidade Relacionamento devidamente
normalizado (MRN) até a 3ª Forma Normal, apresentando o Diagrama Entidade
Relacionamento para o plano Conceitual e Lógico, utilizando a ferramenta Case
BR Modelo, faça a geração do Script físico no padrão SQL ANSI, (Não é
necessário direcionar para o SGBD específico).
Portanto
deverá ser apresentado o DER Conceitual, o DER Lógico, e o Script Físico.
Modelo conceitual
Modelo lógico:
1. Cliente;
2. Automóveis;
· Modelo – tabela decodificação;
· Marca - tabela decodificação;
3. Locação;
Modelo Fisico:
CONCLUSÃO
:
Neste
trabalho nós podemos
concluir que a partir das técnicas
de modelagem da Unified Modeling Language (UML), temos uma visão das definições
da arquitetura de um sistema, do desenvolvimento da modelagem da atividade de
Projeto com a UML 2.0. O estudo da Interface
Homem computador é realizado para prover ao ser humano facilidades funcionais
para melhorar a segurança, portabilidade, conforto, efetividade e utilidade. Vimos também que a qualidade do
produto final de um software depende das técnicas específicas da Engenharia de
Software e do gerenciamento de projetos. E finalmente abordamos o conceito do
modelo entidade relacionamento e o processo de normalização, detalhando cada
uma das formas normais.
REFERÊNCIAS
:
-
ARANHA, Elzo Alves. A contribuição dos critérios ergonômicos na concepção de
sistemas de gerenciamento de aprendizagem virtual. Disponível em:
.
-
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241-11: requisitos ergonômicos
para trabalho de escritórios com computadores: parte 11 – orientações sobre
usabilidade. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em:
.
- COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO,
Francisca Arruda. A usabilidade nos estudos da informação: em cena usuários e
sistemas interativos de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.
15, n. 1, p. 92-117, jan./abr. 2010. Disponível em:
.
- DIAGRAMA
de use cases. Disponível em:
cases.htm>.
- DIAS, Cláudia. Heurísticas para avaliação de
usabilidade de portais corporativos. In: _. Métodos de avaliação de usabilidade
no contexto de portais corporativos: um estudo de caso no Senado Federal. 2001.
229 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2001.
Disponível em:
- GUDWIN, Ricardo R. Diagramas de atividade e
diagramas de Estado. Disponível em:
.
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