domingo, 6 de abril de 2014

Produção Textual Para matéria de Análise e Gerenciamento de Projetos WEB


 OBJETIVO

O propósito desse projeto de software a ser desenvolvido é a criação de um sistema de interface simples e criativa, familiarizando o usuário com o sistema logo a primeira vista.
A tela principal especificando sem complicações que tipo de veículo o cliente vai escolher, a marca, o preço, as condições, tudo de maneira simples e intuitiva para não haver dúvidas na hora da escolha.

 DESENVOLVIMENTO:

ESTUDO DE CASO : LOCADORA ALUNOS.                                                                                                                                                                                                               
       A “Locadora Alunos” é uma empresa privada com fins lucrativo, situada na região central da cidade de São Paulo, fundada em 10 de maio de 1992, com o objetivo de locar veículos leves. 
O diretor Sr. Antônio Carlos, fundador, conta com um quadro de  7 funcionários que atuam em diversas áreas, sendo: Paulo, Ana Paula e José Roberto (departamento de locação), Márcia Regina (departamento de compras), André Augusto (departamento de controle de frota),  Marcos (departamento de manutenção) e Maria Helena (departamento financeiro).
Seu estoque atual possui 200 veículos, classificados em: básico, básico com opcionais, intermediário, intermediário com opcionais, premium, premium com opcionais e utilitários.
Sendo os valores da locação distribuídos, respectivamente: R$ 60,00; R$ 80,00; R$ 100,00,  R$ 120,00, R$ 150,00, R$ 200,00 e R$ 130,00. Essas classificações em faixas proporcionais, entre o menor e maior preço, segundo os valores de compra.
Sua estrutura física possui uma área total de 3.500m², contando com a área de garagem, vistoria, pequenos reparos e lavagem.
Devido à grande demanda, neste ano de 2012 houve a necessidade de contratar uma empresa para desenvolver um software para acesso via internet.
A empresa contratada foi a “Turma 2012/1” que assumiu esse compromisso e possui know-how no segmento com foco no desenvolvimento de sistemas WEB.
Logo no início a empresa “Turma 2012/1” entrevistou os usuários, começando pelo Sr. Antônio Carlos que apresentou os principais processos de uma forma abrangente, pois, os detalhes serão tratados com os demais funcionários de cada área.
Atualmente, a empresa conta com um controle de frota de acordo com a classificação de cada veículo. Cada veículo possui um controle de status de locação, garantindo que jamais um veículo seja locado para dois ou mais clientes no mesmo período. 
A “Locadora Alunos”, possui também, um controle de usuários para gerenciar todos os acessos dos funcionários. Estes usuários realizam todas as operações no atual sistema, lembrando que uma locação é realizada por apenas um usuário, mas que este usuário poderá registrar vários empréstimos.
Após a realização do levantamento de requisitos de negócio foi estabelecido o escopo do projeto, pela empresa “Turma 2012/1”, onde teve a aprovação dos stakeholders (todos envolvidos no projeto).  
Organograma da Empresa




















Neste item serão realizadas propostas de protótipos de interfaces de no mínimo 4 funcionalidades para o estudo de caso proposto, identificando 4 qualidades de usabilidade de acordo com as seguintes diretrizes:
- Norma ISO 9241
- Critérios Ergonômicos segundo Bastien e Scapin
- Avaliação Heurística (Jacob Nielsen)
                            
Tela Principal baseada nas heurísticas de Nilsen foram usadas na interface “visibilidade do status do sistema”.
  Critério para desenvolvimento 4 qualidades de usabilidade:
- tempo para completar uma tarefa
- número de comandos para completar uma tarefa
- fração de uma tarefa completada em um espaço de tempo
-  numero de erros
Critérios ergonômicos segundo Bastien e Scapin que são: condução, carga de trabalho, controle explícito e adaptabilidade.

Tela Principal do sistema da Locadora de Carros   



Para garantir o Controle do Projeto de Software, no desenvolvimento das atividades em relação às Interfaces (item 4.1), Análise de Sistemas (item 4.3) e Banco de Dados (item 4.4), elaborei uma WBS e um Cronograma com as atividades, com delegação das pessoas (papel).

WBS para o Controle do projeto de software.



Cronograma de Atividades












Neste item será realizada a Modelagem do Sistema, contemplando a especificação das seguintes técnicas da UML: Diagrama de Use Cases, Documentação de Use Cases, Diagrama de Classes e Diagrama de Atividades.

Diagrama de Caso de Uso

















Documentação do Caso de Uso :

1-    O responsável pelo setor de compras controla aquisições de veículos para a locadora.

2-    O responsável pela locação controla todo o fluxo de locação de veículos.

3-     O responsável pelo financeiro controla o fluxo de dinheiro das locações.

4-     O responsável pela frota controla a manutenção feita nos veículos.

5-     O responsável pela secretaria controla os contatos feitos com a empresa pelo telefone.

6-     O responsável pela diretoria herda todas as funções dos casos de uso, ou seja , tudo que os funcionáris fazem ele também sabe fazer e acompanha.

Diagrama de Classes :


















Diagrama de Atividades:















Este item para o controle da “Locadora Alunos” farei um Banco de Dados para o correto armazenamento dos dados cadastrais e transacionais. Aplicando o conhecimento em modelagem de Banco de Dados, foi construído  um Modelo Entidade Relacionamento devidamente normalizado (MRN) até a 3ª Forma Normal, apresentando o Diagrama Entidade Relacionamento para o plano Conceitual e Lógico, utilizando a ferramenta Case BR Modelo, faça a geração do Script físico no padrão SQL ANSI, (Não é necessário direcionar para o SGBD específico).
Portanto deverá ser apresentado o DER Conceitual, o DER Lógico, e o Script Físico.

Modelo conceitual











Modelo lógico:

1.       Cliente;
2.       Automóveis;
·         Modelo – tabela decodificação;
·         Marca - tabela decodificação;
3.       Locação;


























Modelo Fisico:











CONCLUSÃO :

            Neste trabalho nós podemos concluir que a partir das técnicas de modelagem da Unified Modeling Language (UML), temos uma visão das definições da arquitetura de um sistema, do desenvolvimento da modelagem da atividade de Projeto com a UML 2.0. O estudo da  Interface Homem computador é realizado para prover ao ser humano facilidades funcionais para melhorar a segurança, portabilidade, conforto, efetividade e utilidade. Vimos também que a qualidade do produto final de um software depende das técnicas específicas da Engenharia de Software e do gerenciamento de projetos. E finalmente abordamos o conceito do modelo entidade relacionamento e o processo de normalização, detalhando cada uma das formas normais.

REFERÊNCIAS :

- ARANHA, Elzo Alves. A contribuição dos critérios ergonômicos na concepção de sistemas de gerenciamento de aprendizagem virtual. Disponível em: .
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9241-11: requisitos ergonômicos para trabalho de escritórios com computadores: parte 11 – orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: .
 - COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. A usabilidade nos estudos da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 1, p. 92-117, jan./abr. 2010. Disponível em: .
 -  DIAGRAMA de use cases. Disponível em:
cases.htm>.
 - DIAS, Cláudia. Heurísticas para avaliação de usabilidade de portais corporativos. In: _. Métodos de avaliação de usabilidade no contexto de portais corporativos: um estudo de caso no Senado Federal. 2001. 229 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2001. Disponível em:
.

 - GUDWIN, Ricardo R. Diagramas de atividade e diagramas de Estado. Disponível em:

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